Atribuições da Secretaria
Coordenar as ações de representação e o relacionamento político e institucional do Prefeito Municipal nos níveis municipal, estadual e federal e com a sociedade civil organizada;
Assessorar e apoiar o Poder Executivo Municipal na articulação e acompanhamento, análise e controle dos assuntos relacionados ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados, à Assembleia Legislativa e, principalmente, à Câmara de Vereadores;
Articular com órgãos e entidades visando à integração na divulgação de ações político-administrativas;
Acompanhar a atividade legislativa e de interesse do Município nas demais esferas do Governo;
Subsidiar, por meio de pesquisas de opinião pública, a orientação da atuação do Prefeito no atendimento das demandas da sociedade;
Dirigir o processo de elaboração, aprimoramento e implantação de planos, programas, projetos e legislação voltados ao Governo, priorizando, a modernização administrativa e o governo eletrônico e a definição e consolidação de metodologia para fomento à ação intersetorial e à articulação permanente governo-sociedade, no âmbito de toda a organização da Prefeitura;
Coordenar as atividades de apoio às ações políticas do Governo Municipal;
Prestar assistência ao Chefe do Poder Executivo Municipal, aos secretários municipais, aos ocupantes de cargos equivalentes e aos assessores comunitários, no âmbito do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, da Assembleia Legislativa e, principalmente, da Câmara de Vereadores, nos assuntos relacionados a projetos de leis, indicações, pleitos, resoluções, decretos e portarias, entre outros atos normativos, de interesse do PoderExecutivo Municipal;
Responsabilizar-se pela relação e gestão da relação política e administrativa com o Poder Legislativo Municipal;
Coordenar as atividades de relações internacionais do Município em conjunto com os demais órgãos do Executivo;
Planejar e coordenar, com a participação dos órgãos e entidades da Administração Pública, as políticas de mobilização social.