Quinta Pré Audiência do Plano Diretor Participativo no Distrito de Martinslândia.

Gabinete do Prefeito
01-11-2022

Às 9:00h do dia 01 de Novembro de 2022, a equipe técnica composta pelo Secretário de Agriculta e Meio Ambiente e coordenador do Plano Diretor Participativo - Jair Boto Cruz, Kamila Pires - técnica da secretaria de Saúde, Thais Linhares- Ouvidora do município e coordenadora do Plano Diretor Participativo, Erivelma Monteiro – Secretária adjunta de Agricultura e Meio Ambiente e Henrique Araújo - consultor do SEBRAE – PROGRAMA MAIS MANDIOCA. Realizaram a primeira reunião de mobilização na Escola de Ensino Fundamental do distrito de MARTINSLÂNDIA para a participação da população na I Audiência Pública referente ao Plano Diretor Participativo do município de Guaraciaba do Norte/CE.

Iniciamos a reunião com a apresentação da equipe e a explanação de forma geral do que é o plano diretor participativo, sua importância e os objetivos daquela reunião. Trouxemos a metodologia de trabalho, os principais temas que seriam levantados, quanto ao meio ambiente, regularização fundiária, impactos sociais dentre outros.Foi explanada a metodologia de trabalho, onde apresentamos um fluxograma descrevendo cada etapa de trabalho para que a compreensão por parte da comunidade fosse a mais clara e dialógica possível. Após a apresentação, a Agente Comunitária de Saúde e vice presidente da Associação de Pique Magro Maria Zulene da Silva relatou a problemática da poluição dos rios além dos despejos de insumos e a construção de barragens que cerceiam o acesso a água dos rios aos outros moradores.

A professora Julia relatou que na comunidade de Estivado a problemática diz respeito a construção de calçadas sem um padrão de recuo, dificultando inclusive o estacionamento nas vias. Outra situação destacada diz respeito também a questão do lixo produzido em alguns espaços como clubes, bares e espaços privados de lazer onde não há a devida preocupação com o descarte. O Consultor do SEBRAE, Henrique Araújo, representante do Programa Mais Mandioca, destacou a importância da produção de Mandioca na região e as potencialidades do carrasco para a produção de fruticultura, despertando o interesse dos produtores ali presentes.

Por fim, destacamos a importância daquele momento, para conhecer problemáticas pertinentes aquela região e também da necessidade de os participantes serem multiplicadores das informações ali repassadas inclusive no âmbito da mobilização para a participação da população na I audiência pública e das próximas ações.