Aos sete dias do mês de dezembro do ano de dois mil e vinte dois, às dezoito horas, foi realizada a Primeira Audiência Pública do Plano Diretor Participativo de Guaraciaba do Norte (CE), nas dependências do Auditório Antônio Leite Cavalcante, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Avenida 12 de Maio, n°329 na Cidade de Guaraciaba do Norte – Ceará, com o objetivo principal de socializar com os diversos segmentos da sociedade Guaraciabense a natureza, princípios, diretrizes, etapas e metodologia do Plano Diretor Participativo. Participaram do evento, além do prefeito municipal, Dr. Adail Machado, diversas autoridades, inclusive de cidades vizinhas e membros da Sociedade Civil.
A audiência teve início com a acolhida feita pela Banda de Música Municipal, executando diversas peças musicais. No momento de abertura, solenizado pela mestra de cerimônias Sra. Raydânia Oliveira, foi feita uma breve contextualização sobre o que é o Plano Diretor Participativo. Em seguida, foi feita a apresentação da Equipe Técnica responsável pela elaboração do Plano, a qual foi nomeada por ato do Executivo Municipal: Portaria número 133/2022, como também foi apresentada a Equipe de Assessoria da Caixa Econômica Federal, responsável pela orientação da Equipe Técnica na realização dos trabalhos de construção do Plano Diretor Participativo. Concluído este momento, a mestra de cerimônias fez a composição da Mesa de Honra com as seguintes autoridades: Sr. Adail Machado – Prefeito Municipal, Sr. Jaques Carvalho Viana – Presidente da Câmara de Vereadores de Guaraciaba do Norte, Sra. Rosa Ângela Azevedo – Gerente Geral de Rede da Caixa Econômica Federal, Sra. Laís Helena Lopes – Arquiteta e Urbanista e Vereadora da Cidade de Carnaubal, representando os Munícipios da Ibiapaba, Sr. José Lavor Moreira – Arquiteto e Urbanista Coordenador da Equipe de Assessoria da Caixa Econômica Federal, Sr. Jair Boto Cruz – Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sr. Ricardo Regis – Empresário do Setor da Construção Civil, Sr. Gerardo Alves Pereira – Representando a Sociedade Civil presentes na audiência. Para concluir o momento solene de abertura foram executados pela Banda de Música Municipal os hinos nacional e o de Guaraciaba do Norte. Feito isso, o professor Marcos Castro, do grupo de teatro Desocupadoz, fez uma apresentação cultural, a qual constou de uma sequência de clássicos da música, personificando em sua performance o protagonista de Tempos Modernos, Charles Chaplin.
A palavra de abertura do evento foi anunciada logo em seguida, sendo o prefeito municipal Dr. Adail Machado o protagonista deste momento, em cuja fala saudou a todos os presentes, agradecendo-os. Na continuidade, fez um resgate do desenvolvimento da cidade a partir do ano de dois mil e dezessete, quando assumiu o Executivo Municipal, ressaltando os avanços alcançados e a importância das parcerias construídas com diversas instituições e com diversos atores sociais para que as ações de gestão tivessem êxito. Concluído este momento, a Mesa de Honra foi desfeita para dar lugar às apresentações técnicas, as quais começaram com a participação do Sr. Jair Boto, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, expondo sobre a natureza e o sentido do Plano Diretor Participativo. Em sua fala, agradeceu a maciça presença dos atores sociais, destacando a importância dos diretores escolares e dos agentes comunitários de saúde no processo de mobilização das pessoas e disseminação das informações sobre o Plano. Na sequência, o consultor da Caixa Econômica Federal, o Arquiteto e Urbanista José Lavor Moreira, representando os demais assessores, fez uma apresentação sobre a fundamentação legal, premissas, definições e metodologia do Plano Diretor Participativo, deixando ao final de sua fala, espaço aberto para perguntas e questionamentos.
Neste momento, toma a palavra o Sr. Ricardo Régis, empresário da área de construção civil, que após parabenizar o prefeito municipal pela iniciativa, quis saber mais detalhes sobre as etapas de elaboração do Plano; nesta mesma linha, o técnico agrícola e servidor público municipal, Sr. Vicente, usou da palavra para ressaltar a importância de desenvolver o município, mas preservando o meio ambiente. Ainda neste ínterim, a estudante de arquitetura e urbanismo, Ana Kelly, questionou sobre quais canais de comunicação seriam utilizados pela população durante o processo de elaboração do Plano. Concluído este momento, a Arquiteta e Urbanista Raydênia Oliveira fez sua apresentação constando de informações sobre a Leitura da Realidade, bem como sobre as demais etapas de elaboração do Plano.
Em seguida, emendando a fala anterior, a Assistente Social Kamila Silva, fez uma exposição sobre as ações realizadas até a presente data no processo de construção do PDP, traçando uma linha do tempo a fim de explicitar de forma mais didática e objetiva o que fora até então realizado, com destaque para as pré-audiências ocorridas nos distritos da cidade. Dando continuidade e já caminhando para o encerramento da audiência, mais uma vez foi aberto o espaço para perguntas e questionamentos, o que ocorreu com a participação de vários presentes, onde a Sra. Marcia Maria Araújo (PCD – Pessoa Com Deficiência) retratou as suas dificuldades desde criança em se locomover na cidade pela falta de acessibilidade, destacando a relevância do Plano Diretor para a inclusão social. Em seguida, foi projetada uma mídia com o vídeo institucional do Plano Diretor Participativo, enfatizando os diversos aspectos de Guaraciaba do Norte, seja da área econômica, social ou de desenvolvimento urbano. Para fechar o evento, o prefeito municipal retoma a palavra para agradecer a presença de todos e de todas e convocar para que o trabalho continue sendo feito de forma participativa e colaborativa com todos os agentes técnicos e a população de forma geral.
06-06-2023
02-06-2023
31-05-2023
24-05-2023
12-05-2023