Quarta Pré Audiência do Plano Diretor Participativo no Distrito de Várzea dos Espinhos

Gabinete do Prefeito
25-10-2022

Às 9:00h do dia 25 de Outubro de 2022, a equipe técnica composta pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente e coordenador do Plano Diretor Participativo - Jair Boto Cruz, Gildenor Oliveira técnico da secretaria do meio ambiente, Kamila Pires - técnica da secretaria de Saúde, Thais Linhares- técnica da secretaria da Assistência Social e coordenadora do Plano Diretor Participativo, Erivelma Monteiro – Secretária adjunta de Agricultura e Meio Ambiente e Henrique Araújo - consultor do SEBRAE – PROGRAMA MAIS MANDIOCA. Realizaram a primeira reunião de mobilização na Escola de Ensino Fundamental do distrito de Várzea dos Espinhos, para a participação da população na I Audiência Pública referente ao Plano Diretor Participativo do município de Guaraciaba do Norte/CE.

Iniciamos a reunião com a apresentação da equipe e a explanação de forma geral do que é o plano diretor participativo, sua importância e os objetivos daquela reunião. Trouxemos a metodologia de trabalho, os principais temas que seriam levantados, quanto ao meio ambiente, regularização fundiária, impactos sociais dentre outros. Foi explanada a metodologia de trabalho, onde apresentamos um fluxograma descrevendo cada etapa de trabalho para que a compreensão por parte da comunidade fosse a mais clara e dialógica possível.

Após a apresentação, o Agente Comunitário de Saúde Antonio Maurício, destacou a necessidade de um maior trabalho de sensibilização da comunidade quanto a questão dos `esgotos´ e resíduos que são lançados nas ruas, além da questão do lixo, onde a população muitas vezes coloca o lixo nas calçadas mesmo nos dias em que o caminhão não passa, além da quantidade de latas de lixo que é são insuficientes para a demanda. O representante da Associação de Várzea dos Espinhos, Francisco de Assis destacou também a situação do lixão que se localiza na comunidade. O Técnico da Secretária do Meio Ambiente, Gildenor Oliveira, explicou que a situação do lixão será resolvida até 2024 de acordo com as legislações pertinentes e que o município já se encontra no consórcio da serra da Ibiapaba para construção do aterro sanitário.

Outra situação destacada pelo Agente Comunitário de Saúde Rogerson foi a falta de calçamentos em algumas ruas centrais do distrito e a dificuldade de mobilidade em algumas ruas onde as residências foram construídas de forma desordenada. O Consultor do SEBRAE, Henrique Araújo, representante do Programa Mais Mandioca, destacou a importância da produção de Mandioca na região e as potencialidades do carrasco para a produção de fruticultura, despertando o interesse dos produtores ali presentes.

Por fim, destacamos a importância daquele momento, para conhecer problemáticas pertinentes aquela região e também da necessidade de os participantes serem multiplicadores das informações ali repassadas inclusive no âmbito da mobilização para a participação da população na I audiência pública e das próximas ações.