Primeira Pré Audiência do Plano Diretor Participativo no Distrito de Sussuanha

Gabinete do Prefeito
05-09-2022

Às 16:00h do dia 01 de setembro de 2022, a equipe técnica composta pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente e coordenador do Plano Diretor Participativo Jair Boto Cruz, Gildenor Oliveira técnico da secretaria do meio ambiente , Kamila Pires técnica da secretaria de Saúde, Thais Linhares técnica da secretaria da Assistência Social e coordenadora do Plano Diretor Participativo, realizaram a primeira reunião de mobilização no centro pastoral do distrito de Sussuanha para a participação da população na I Audiência Pública referente ao Plano Diretor Participativo do município de Guaraciaba do Norte/CE.

Iniciamos a reunião com a apresentação da equipe e a explanação de forma geral do que é o plano diretor participativo, sua importância e os objetivos daquela reunião. Trouxemos a metodologia de trabalho, os principais temas que seriam levantados, quanto ao meio ambiente, regularização fundiária, impactos sociais dentre outros. Foi explanada a metodologia de trabalho, onde apresentamos um fluxograma descrevendo cada etapa de trabalho para que a compreensão por parte da comunidade fosse a mais clara e dialógica possível.

O diretor da escola de Sussuanha Sandro Rogério citou a necessidade da maior participação da comunidade nesses espaços, tendo em vista que a comunidade apesar de ser uma das mais antigas do município não se desenvolveu consubstancial mente nas últimas décadas, mesmo com muitas potencialidades como a agricultura, a produção de cana de açúcar, onde inclusive um produtor local chegou a ser o maior produtor de cana açúcar e de rapadura da serra da Ibiapaba.

Foi citada ainda, a problemática da posse das terras majoritariamente por duas famílias distintas o que de certa forma dificulta a expansão do distrito, tendo em vista que estas duas famílias não têm nenhuma perspectiva de vender, empreender ou naquele contexto. Foram citados alguns importantes nome que deveriam ter participado da reunião como o sr. Bonifácio, pessoa bastante envolvida nas questões referentes ao distrito e membros das famílias tradicionais daquela comunidade, inclusive daquelas que detém a maior porção de terras.

Por fim, destacamos a importância daquele momento, para conhecer problemáticas pertinentes aquela região e também da necessidade de os participantes serem multiplicadores das informações ali repassadas inclusive no âmbito da mobilização para a participação da população na I audiência pública