Histórico

P1040829O município de Guaraciaba do Norte é um pequeno e bucólico recanto de águas frigidíssimas, terras férteis e clima maravilhoso, magnífica para estação de repouso, privilegiado de paz e descanso para seus habitantes e todos que o visitam.
“Guaraciaba” é um termo de origem tupi que significa “lugar do sol”, através da junção dos termos kûarasy (sol) e aba (lugar). Em sentido diverso, o escritor José de Alencar diz que “guaraciaba” era o nome que os índios davam ao beija-flor, significando, literalmente, “cabelos do sol”9 , através da junção de kûarasy (sol) e aba (cabelo, pelo, pena).

O município originou-se com um pequeno povoamento chamado Rua Nova, no alto da Serra da Ibiapaba. No dia 12 de maio de 1791, foi elevado à condição de vila com denominação de Vila Nova Del Rei. Em 1796, passou a chamar-se Campo Grande. No século seguinte, seus territórios passaram a pertencer ao município de Ipu, com o nome de Vila Nova do Ipu Grande. Em 1841, foi restaurada a vila voltando a chamar-se Campo Grande. No ano seguinte retornou aos domínios de Ipu. em 1879, a lei n?7 1.798 restaurou em definitivo a autonomia do município de campo Grande, desmembrando-o de Ipu. O município ainda recebeu outro nome, Inhussu, quando foi elevadoà categoria de cidade em 1938. a lei nº1.153, de 22 de novembro de 1951 manteve a autonomia municipal de Inhussu, que passou a ser conhecido por Guaraciaba do Norte.

Fonte: MAPEAMENTO CULTURAL DE GUARACIABA DO NORTE-CE.
Coordenação: Eliésio Gomes Mesquita
Pesquisa: Eliésio Gomes, Agentes mapeadores do Projeto Eu sou Cidadão Amigos da Leitura e do projeto Agente Jovem