A Secretaria Municipal de Educação realiza seleção... - A Secretária de Educação Básica, Sra Káren de Oliveira Carvalho Machado, no uso de suas... | Autonomia e transparência nos Conselhos Escolares de... - As Escolas Municipais de Guaraciaba do Norte, no uso do exercício dos princípios da autonomia,... | O Departamento de Cultura e Juventude, juntamente com a... - Atenção garotas Guaraciabenses, a prefeitura Municipal estará realizando o Concurso Miss... | A Prefeitura de Guaraciaba do Norte-CE, divulga o... - A Prefeitura de Guaraciaba do Norte-CE, divulga o calendário de pagamento dos Funcionários do... | PAGUE SEU IPTU À VISTA ATÉ DIA 30 DE ABRIL E TENHA... - A Prefeitura Municipal de Guaraciaba do Norte, vem por meio deste, informar que o Imposto Predial e... | CURSO TRANSFORMA SUA IDEIA EM MODELO DE NEGÓCIO - O SEBRAE e a Prefeitura Municipal de Guaraciaba do Norte em conjunto com a Secretaria de Turismo,... | Prefeitura divulga calendário de pagamento dos... -               Clique na imagem para ver o calendário em... | Nota Oficial Secretaria de Educação / Reajuste do piso... - NOTA OFICIAL / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Sobre o reajuste do Piso Salarial dos professores... | Campanha de doação de sangue - Mais do que palavras, as ações começam dentro de nós e são elas que fazem o ser humano ter... | EDITAL DE CONVOCAÇÃO - O PREFEITO MUNICIPAL DE GUARACIABA DO NORTE/CE, Antonio Adail Machado Castro, no uso de suas... |

Conheça o Município

DCIM113GOPRO

Localização:
Já na divisa com o Estado do Piauí, o município de Guaraciaba do Norte está localizado à 320 Km de Fortaleza e é um dos municípios que compõem o roteiro turístico da Chapada da Ibiapaba.

Em resumo:

Guaraciaba do Norte é uma cidade brasileira do estado do Ceará, a 320 km de Fortaleza, que se ergue a uma altitude de 902,40 m. É sede de um município com 534,72 km² em cujo território vive um total de 38.529 habitantes (densidade demográfica: 65,52 h./km²).
O município é limitado a norte por Reriutaba, a leste por Ipu, a sul por Carnaubal e a oeste por São Benedito.
Cidade de clima frio e agradável e com povo acolhedor como é comum no estado do Ceará. Tem bons restaurantes, hotéis e pousadas. Excelente para férias e fins de semana para quem gosta de paz e contato com a natureza. A cidade é uma grande produtora de produtos alimentícios, principalmente horticultura de tomate repolho e assemelhados. O município é um bom produtor de cana de açúcar, tendo vários engenhos para beneficiamento da cana e a produção de derivados da mesma como rapadura, mel, batida, etc. Destaca-se também na produção de alimentos orgânicos, principalmente na horticultura.
O município tem bonitas cachoeiras.

Fonte: MAPEAMENTO CULTURAL DE GUARACIABA DO NORTE-CE.
Coordenação: Eliésio Gomes Mesquita
Pesquisa: Eliésio Gomes, Agentes mapeadores do Projeto Eu sou Cidadão Amigos da Leitura e do projeto Agente Jovem
Fotos: Eliésio

Área Geográfica: 611,46 Km²

População: População aproximada de 38.529 habitantes (IBGE-2006)

Fuso Horário (GMT -3:00) Brasília

Código de Área (88)

Voltagem 220 V

Limites
Norte: Reriutaba
Sul: Carnaubal
Leste: Ipu e Croatá
Oeste: São Benedito e Graça

Distância à cidades vizinhas
São Benedito (26km), Carnaubal (26km), Ibiapina (32km), Ubajara (46km), Tianguá (63km), Croatá (36km), Ipu (26km), Ipueiras (49km),Reriutaba (24km), Varjota (35km), Sobral (100km), Santa Quitéria (180km), Nova Russas (80km), Inhuçu (12km), Crateús (150km) e Forataleza (320)

Clima: Frio com média anual de 18 graus

Meses mais quentes: Agosto / Setembro / Outubro / Novembro

Meses mais chuvosos: Janeiro / Fevereiro / Março / Abril

Vegetação:
Carnaubal, babaçual e regulares reservas de florestas de cedro, paraíba e outras madeiras de lei. barro (argila) e pequenos animais silvestres.

Solo
O seu território é constituído de terras argilosas nas serras, e arenosas nos sertões. Quase todo montanhoso e pedregoso. Existem grandes áreas de boa fertilidade onde predomina o cultivo de hortaliças, frutas e a criação de animais. Os solos dessas áreas ficam próximos aos rios Piau e Inhuçu, que compõem a bacia hidrográfica do Poti. As áreas restantes, que formam o carrasco, tem média fertilidade e é boa produtora de milho, feijão, mandioca dentre outras culturas de sequeiro

Relevo: Planalto da Ibiapaba

Fatores de Desenvolvimento Econômico:
Mandioca, cenoura, beterraba, coco, mamão, maracujá, pimentão, agrião e tomate irrigados; repolho; couve; couve-flor; bovinocultura corte intensiva; caprinocultura corte semi-intensiva e ovinocultura extensiva.

Recursos Hidricos:
Rio Inhuçu, com afluente no setor do Buriti, Rio Piau

Altitude da sede ao nível do mar: 902,40 metros

Mesorregião: Noroeste cearense

Microrregião: Ibiapaba

Distância da Capital: 320 km

Vias de Acesso:
Via Sobral – Mucambo (BR 222 – CE 442 – CE 253 – CE 187)
Via Sobral – Tianguá (BR 222 – CE 187)
Via Sobral – Granja (BR 222 – CE 364 – CE 311 – CE 187)
Via Sobral – Varjota (BR 222 – CE 183 – CE 363 – CE 187)
Via Canindé – Reriutaba (BR 020 – CE 257 – CE 366 – CE 187)
Via Canindé – Ipu (BR 020 – CE 257 – CE 187)
Via Teresina (PI) – Tianguá (BR 222 – CE 187)
Via Cocal (PI) – Viçosa (PI 213 – CE 240 – CE 187)
Via Granja – Viçosa (BR 222 – CE 364 – CE 311 – CE 187)

Número de Ruas: 130

Número de Bairros
09(Centro, Tamboatá, Lagoinha, Cruz, Santa Luzia, Fanucão, Belo Horizonte, Estádio, Nova Aldeota)

Distritos
Sussuanha, Morrinhos Novos, Alegre, Mucambo, Várzea dos Espinhos e Martinslândia

Municípios Vizinhos
Norte: Reriutaba
Sul: Carnaubal e o Estado do Piauí
Leste: Ipu
Oeste: São Benedito

Religiões: Catolicismo, Protestantismo, Universalismo.

Data da emancipação: 12 de maio de 1791

Prefeito atual: Antonio Adail Machado Castro

Principais Atividades Econômicas
Setor de Produção: Economia Agrária (Cultivo de cana de açúcar, banana, café, abacate, manga, limão e laranja, verduras orgânicas, mandioca, milho, feijão, tomate, mamona, fumo, melancia e jaca)
Setor de Serviços: Comércio, Bancos, Informática e Turismo

Manifestações Culturais
Religiosas: Há festejos de caráter religioso dos primeiros, se destacam a Procissão de pessoas na véspera da Semana Santa, Senhor Morto e Ressurreição, na semana Santa, Procissão do Santíssimo (dia 20 de junho) e finalmente encerrando todas as festividades comemora-se dia 15 de agosto com solene procissão a Festa da Padroeira (Nossa Senhora dos Prazeres) de 05 a 15/08. Festas Folclóricas: Juninas (Circuito Junino), O Pré Carnaval mais tradicional da região, Grupos de Capoeira, Tae Kwon Do, Dança, Teatro, Feira do Artesanato (FEGUART).

Gentílico: guaraciabense

Aniversário: 12 de maio

Fundação 1791

IDH: 0,629 PNUD/2000

PIB: R$ 72.517.573,00 IBGE/2003

PIB per capita: R$ 1.963,76 IBGE/2003