A Secretaria Municipal de Educação realiza seleção... - A Secretária de Educação Básica, Sra Káren de Oliveira Carvalho Machado, no uso de suas... | Autonomia e transparência nos Conselhos Escolares de... - As Escolas Municipais de Guaraciaba do Norte, no uso do exercício dos princípios da autonomia,... | O Departamento de Cultura e Juventude, juntamente com a... - Atenção garotas Guaraciabenses, a prefeitura Municipal estará realizando o Concurso Miss... | A Prefeitura de Guaraciaba do Norte-CE, divulga o... - A Prefeitura de Guaraciaba do Norte-CE, divulga o calendário de pagamento dos Funcionários do... | PAGUE SEU IPTU À VISTA ATÉ DIA 30 DE ABRIL E TENHA... - A Prefeitura Municipal de Guaraciaba do Norte, vem por meio deste, informar que o Imposto Predial e... | CURSO TRANSFORMA SUA IDEIA EM MODELO DE NEGÓCIO - O SEBRAE e a Prefeitura Municipal de Guaraciaba do Norte em conjunto com a Secretaria de Turismo,... | Prefeitura divulga calendário de pagamento dos... -               Clique na imagem para ver o calendário em... | Nota Oficial Secretaria de Educação / Reajuste do piso... - NOTA OFICIAL / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Sobre o reajuste do Piso Salarial dos professores... | Campanha de doação de sangue - Mais do que palavras, as ações começam dentro de nós e são elas que fazem o ser humano ter... | EDITAL DE CONVOCAÇÃO - O PREFEITO MUNICIPAL DE GUARACIABA DO NORTE/CE, Antonio Adail Machado Castro, no uso de suas... |

Pontos Turistícos

P1040829
A cachoeira dos Morrinhos fica a 22km da sede, localizada no distrito de Morrinhos Novos. É um dos atrativos mais visitados do município. Vêm turistas de várias partes do país para conhecer e tomar banho nas águas límpidas da cachoeira. Local de fácil acesso, você chega de transporte motorizado até próximo a cachoeira.Fonte: Mapeamento CulturalPESQUISADOR: Eliésio Gomes Mesquita
Fotos: Eliésio Gomes/ Zezinho
Guaraciaba do Norte – CE

Em Guaraciaba do Norte no distrito de Morrinhos nome dado pelos primeiros habitantes da comunidade por ser um lugar onde se encontravam cupins, é considerado um lugar turístico por ter atrativos que chamam a atenção do público jovem, adulto e crianças da comunidade e da região.
O buraco é de grande admiração para os moradores que ajudam a conhecer a história da comunidade. No mesmo ambiente já veio habitar famílias indígenas que mesmo deram origem ao nome do buraco, os moradores da comunidade e os mais velhos que o conhece melhor. Dizem que a Gruta outhumb_1187119678_74 buraco dos Flamingos é suspiro da Gruta de Ubajara.
Andando em Morrinhos encontramos lindos atrativos turísticos, o Buraco dos Flamingos é um deles. Para entrar na Gruta, você precisará estar em forma, a cova tem uma pequena abertura e precisa andar preparado para poder conhecê-la de perto. Contudo quem consegue entrar para conhecer, se encanta pela sua extensão por dentro, pode até se perder se não conhecer o local. Os morcegos fazem do local a sua morada que é de grande ajuda para a ventilação no ambiente apesar de ter alguns “suspiros”, andando pela Gruta você encontra pedras e algumas cavidades. Os moradores afirmam que não existe uma saída e que no local morava os primeiros habitantes dos Morrinhos que eram índios e que colaboraram para o crescimento do distrito.
O local onde se encontra a Gruta não é um local habitado, e andando encontra-se muitas espécies de animais invertebrados diferentes.PESQUISADORA: Raylânia Maria de Oliveira – 17 anos
Fotos: Antonio de Castro Silva/Zezinho/EliésioGuaraciaba do Norte – CE

thumb_1187113881_74
Localiza da no Sítio Cruz das Almas – Zona Rural de Guaraciaba do Norte, fomos agraciados com mais uma obra da natureza, com 4 m de queda d´água, ideal para crianças e pessoas da 3ª idade.Fonte: MAPEAMENTO CULTURAL DE GUARACIABA DO NORTE-CE.
Coordenação: Eliésio Gomes
Fotos: Eliésio/Zezinho

 

1412573
Local de acesso fácil para prática de turismo e de aventura, fica a 10 km do centro da cidade. São seis km de estradas carroçal e 4 km de trilha de terreno acidentado. Como um banho nas águas da famosa Cachoeira do Urubu, a prática de Rapel também é praticada por vários esportistas de aventura da região.Fonte: MAPEAMENTO CULTURAL DE GUARACIABA DO NORTE-CE.
Coordenação: Eliésio Gomes
Fotos: Eliésio/Zezinho

thumb_1187113575_74
Localizado no sítio Tamboatá a 1 km da sede de Guaraciaba do Norte, que segundo informações do Sr. Francisco Torres Lemos, pertenceu ao Dr. Floro Bartolomeu, de Juazeiro do Norte. Aliado político do Pe. Cícero e, lá, hoje se encontra uma das casas mais antigas do Município, que pela narrativa de Antonio Bezerra, leva-nos a entender ter pertencido ao Pe. Manoel Pacheco Pimentel. Segundo Bezerra, foi lá (em Tamboatá), que o Pe. Pacheco deu começo ao cultivo de café, cana e de outras plantas, que depois se divulgaram pelo Município; plantas estas trazidas de viagens à Portugal e Rio de Janeiro e caracteriza Tamboatá como a mais bem montada fazenda que na Serra Grande. À época, pertencia ao Coronel João Evangelista da Frota, atualmente ao Sr. Luciana de Sousa Reis, sendo sua última moradora a Sra. “Chiquinha do Seu Marú”.
Hoje o casarão serve de estudos históricos e de visitação para os curiosos da cultura do município. Construído no século XVIII, encontra-se disponível ao público durante todo o dia. No seu interior ainda existem vestígios dos maus tratos feitos aos escravos da época.O casarão é conhecido como CASA DOS ESCRAVOS, devido os relatos de alguns moradores e vizinhos. Por avistarem negros trabalhando de maneira escrava e sendo mortos e enterrados no mesmo local. Contam que o porão servia de local de tortura e cemitério para os negros que desrespeitavam seus patrões.Fonte: MAPEAMENTO CULTURAL DE GUARACIABA DO NORTE-CE.
Coordenação/Pesquisa: Eliésio Gomes
Fotos: Eliésio/Zezinho

Localizado no sítio Deserto, uma colônia de pedras onde estão localizadas inscrições deixadas pelos os primitivos que lá habitavam.

Fonte: Mapeamento Cultural

PESQUISADOR: Eliésio Gomes Mesquita
Fotos: Eliésio Gomes/ Zezinho
Guaraciaba do Norte – CE

Fotos Cidades de Pedras 109
Fica a 28km do Centro da do município, no sítio Descoberta. Esculpidas pela mãe natureza, aproximadamente 5(cinco)metros de altura, localizada no meio de uma colônia de pedras em formatos de cidade, por isto tem o nome Cidade de Pedras.
A cidade de pedras mostra vários formatos de rochas esculpidos pela ação do vento e da chuva, que é constante na Serra Grande.
A foto ao lado é de uma formação rochosa de uma coruja gigante.

Fonte: MAPEAMENTO CULTURAL DE GUARACIABA DO NORTE-CE.
Coordenação: Eliésio Gomes
Fotos: Eliésio/Zezinho

mata fresca4961251A Cachoeira fica a 19 km da sede do município, localizada no sítio Santa Maria, o acesso é fácil para quem gosta de esporte de aventura e o banho nas águas geladas que escorre entre rochas, com a queda de mais de 40 m de altura, local que atrai muitos visitantes todos os dias.

Fonte: MAPEAMENTO CULTURAL DE GUARACIABA DO NORTE-CE.
Coordenação: Eliésio Gomes
Fotos: Eliésio/Zezinho